O que é procrastinação e dicas de como evitá-la.


Quem nunca empurrou com a barriga a resolução de um problema ou o desenvolvimento de um projeto mais complicado que atire a primeira pedra. Procrastinar é um comportamento muito comum, mas também muit
o prejudicial.

 Não é difícil definir o que é procrastinar.  Sabe quando temos algo importante para fazer, mas não conseguimos iniciar? Fazemos todas as outras coisas antes ou não fazemos nada de concreto?

Podemos definir procrastinar como um comportamento para adiar algo que temos que resolver, deixar para lidar com a situação depois.

Cerca de 20% dos adultos são procrastinadores crônicos, mesmo sabendo que isso pode provocar estresse, arrependimento, frustração, ansiedade, culpa, prejuízos aos estudos, à carreira e aos relacionamentos. Segundo o professor do Instituto de Psicologia da USP Christian Dunker, “ao protelar algo que nos parece desagradável, usufruímos uma súbita sensação de prazer”.

Como não procrastinar

Agora que você já sabe o que é procrastinação, selecionamos algumas dicas para não procrastinar. Mesmo tendo consciência desse hábito, parar de procrastinar não é fácil.

Como qualquer mudança de hábitos, ela deve acontecer aos poucos para ser duradoura, não de uma hora para a outra.

Procrastinar está relacionado com fatores que preocupam a nossa sociedade, como ansiedade, estresse, falta de foco e até mesmo falta de motivação e produtividade.

Se você quer otimizar tempo e aumentar a sua produtividade e proatividade, siga essas dicas de como não procrastinar:

 

Dicas para para não procrastinar

Não basta saber o que é procrastinação, é preciso agir para evitar e saber exatamente como não procrastinar.

1- Identifique um padrão

O que normalmente faz você procrastinar? Observe e anote, se for preciso, que tipo de tarefa você costuma adiar e que tipo de atividade tira a sua concentração. Crie mecanismos para evitar esse tipo de interferência;

2- Faça uma coisa de cada vez

Tentar ser multitask nessas horas atrapalha. Você vai achar que está realizando mais de uma tarefa ao mesmo tempo e no fim não conclui nada ou não faz nenhuma das duas com qualidade;

3- Bloqueie estímulos externos

Se você tem dificuldades para manter o foco, estímulos externos não atrelados àquela tarefa vão tornar mais fácil perder a concentração.

O entretenimento sempre vai parecer mais interessante do que uma obrigação, ainda mais se você estiver com um prazo mais longo para finalizar aquela demanda.

Por exemplo, se você fica checando as redes sociais o tempo todo, pode deixar o celular em modo avião para evitar essa distração;

4- Técnica Pomodoro

Essa é uma técnica muito conhecida para quem quer ser mais produtivo.

A técnica Pomodoro consiste em trabalhar com períodos de 25 minutos de foco total na tarefa, sem interferências externas, intercalados com pausas de 5 minutos para descanso ou entretenimento, com algo que não esteja relacionado com a tarefa que está sendo realizada. Após 4 ciclos de 25+5 minutos, realiza-se uma pausa maior, de 30 minutos;

5- Divida a tarefa em vários passos

Se você é do tipo de pessoa que adora fazer listas, uma coisa que pode ajudar é enumerar os passos, quebrando uma tarefa mais complexa em várias menores e mais fáceis de serem realizadas.

6- Controle antes que se torne um hábito

Procrastinação é um problema que chega a interferir no trabalho e na carreira, nos relacionamentos interpessoais, pode prejudicar inclusive a saúde, gerando sentimentos como culpa, estresse e ansiedade, criando situações de pressão desnecessárias. Tente contornar essa prática antes que ela se torne uma rotina.

 

Você já domina o que é procrastinar. Quer parar de adiar e também deixar de procrastinar, de verdade? Siga essas dicas, comece a mudança, melhore seu comportamento e produza muito mais e com mais qualidade.

Que tal parar de procrastinar e aprender um pouco mais sobre produtividade? 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
1
Olá!!
Como posso ajudar?
Powered by