Tempo de leitura: 3 minutos

Confira agora quais são os idiomas mais fáceis de aprender; conheça o porquê são línguas mais simples

Aprender uma língua é sempre um processo complicado e que requer esforço, estudo e dedicação. Mas saiba que, em alguns casos, o aprendizado de um novo idioma pode ser mais simples, uma vez que algumas línguas são mais fáceis de aprender. 

Sim, existem idiomas que oferecem mais facilidade no aprendizado, e isso se deve a vários fatores, que vão desde a pronúncia até a conjugação dos verbos. 

Então, confira agora alguns dos idiomas mais tranquilos para aprender!

O que abordaremos neste artigo

Espanhol

Um bom parâmetro para saber se um idioma é fácil de aprender consiste em avaliar a seguinte tese: se eu for para um país e tentar me virar com o português, as pessoas vão entender? 

Se a resposta for sim, esse idioma é relativamente fácil de aprender. O espanhol é um exemplo claro disso. 

A língua espanhola é muito parecida com o português, sobretudo no uso de inúmeras palavras e na conjugação verbal. Inclusive, pessoas que nunca estudaram o idioma ou que tiveram contato superficial com ele, podem entender muitas coisas. 

Não à toa, o famoso “portunhol” (misturar o português com o espanhol) é muito utilizado para se comunicar com falantes da língua espanhola. 

Para quem fala português, assim como nós, a variedade de fonemas é mais ampla do que a dos hispânicos. Logo, fica mais fácil aprendermos a pronunciar os sons em espanhol.

Entre outros motivos, o espanhol lidera a lista como um dos idiomas mais fáceis de aprender! 

Inglês

O inglês é, sem dúvida, um dos idiomas mais fáceis de aprender para a maioria das pessoas, sobretudo para nós que falamos o português. 

Afinal, a língua inglesa tem forte influência latina, portanto, algumas palavras são bastante similares ao nosso idioma, como: aspect, company, creative, contract, example, history, human, revolution, student, supermarket, telephone, traditional, vocabulary e muitas outras.

Conheça os idiomas mais fáceis de aprender

Além disso, a língua inglesa tem uma estrutura verbal mais simples, o que facilita, e muito, o aprendizado. 

Por exemplo, o português tem inúmeras conjugações verbais, ao passo que o inglês é mais simples. 

Vamos à prática. 

O verbo beber no presente é conjugado da seguinte maneira no português:

eu bebo / tu bebes / ele, ela e você bebe / nós bebemos / vós bebeis / eles, elas e vocês bebem.

No inglês, em contrapartida, o verbo será quase sempre drink. Ou seja: I drink / you drink / she and he drinks / we drink / they drink.

Mesmo no passado, o verbo não se altera no que se refere à conjugação, mantendo-se como “drank” em todas as pessoas verbais. 

Isso, com certeza, é um grande facilitador ao aprender uma outra língua, não é mesmo? 

Italiano

O italiano entra nesta lista por um motivo semelhante ao espanhol: é muito parecido com o português. 

Tenha em mente que a língua italiana tem uma gramática e vocabulário muito similar ao nosso, com diferencial de conter também uma fonética mais simples para nós. 

Ou seja, um falante nativo de português terá pouca ou nenhuma dificuldade em reproduzir os sons das palavras em italiano. 

Por conta de tudo isso, se uma pessoa que não fala italiano ler um texto escrito nesse idioma, ela pode entender até 30% das palavras utilizadas, uma porcentagem que pode até mesmo aumentar de acordo com o tipo de texto.

Apesar de algumas similaridades, o italiano tem suas dificuldades, sobretudo na conjugação verbal. 

A grande diferença está no uso dos verbos auxiliares para comunicar ações no passado e na flexão de gênero em alguns tempos verbais. 

Se não fosse essa dificuldade, o italiano estaria mais acima em nosso ranking de idiomas mais fáceis de aprender para quem fala o português. 

E aí, gostou de conhecer alguns dos idiomas mais fáceis de aprender? Então, acompanhe o blog da Brazil Translations para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!