Tempo de leitura: 3 minutos

Saiba mais sobre o impacto do coronavírus na comunicação global  

Com a chegada da pandemia causada pelo novo coronavírus, as pessoas tiveram que se adaptar a essa nova realidade ou, como muitos dizem, ao “novo normal”. 

O coronavírus afetou diferentes áreas e setores, no âmbito social e no empresarial. Obviamente, com a comunicação não poderia ser diferente. 

A comunicação global, seja ela interna ou externa, naturalmente passou por mudanças, uma vez que, devido à pandemia, uma nova maneira de comunicar-se se fez necessário. A comunicação a distância, atualmente, passou de uma alternativa para uma realidade praticamente obrigatória. 

No mundo dos negócios, essa adaptação é ainda mais presente, já que não mais existem reuniões presenciais como antes, não há mais tantos investimentos elevados, entre outros exemplos. 

Esse cenário dificilmente mudará a curto/médio prazo. Especialistas na área epidemiológica, inclusive, creem que a situação apenas irá melhorar no final de 2020. De acordo com esses mesmos profissionais, a crise causada pelo coronavírus somente estará totalmente controlada no final de 2021, quando uma vacina for criada e sua distribuição atingir a maioria da população.  

Por isso, torna-se extremamente necessário adaptar-se a essa nova realidade, elaborando estratégias e planos de gerenciamento de crise. Tendo isso em mente, separamos alguns tópicos importantes que mostram como essa nova realidade afetou as empresas. 

Comunicação Global e a tradução

Coronavírus e a comunicação global

O setor de tradução é cada vez mais necessário em meio à crise do coronavírus. Diante dos problemas na comunicação global e nos negócios de muitas empresas, os serviços relacionados à tradução se fazem cada vez mais presentes. 

Por serem realizados a distância, serviços de interpretação consecutiva e simultânea; transcrição de áudio e vídeo e traduções científicas possuem um papel importante diante de um cenário complicado como o atual. 

A forma como as empresas fazem negócios e trabalham tem se adaptado ao “novo normal”, e encontram nos serviços de tradução um grande aliado

Comunicação Global e a busca por novos parceiros/clientes

Nem todos os setores conseguem manter suas atividades normalmente. Logo, para a maioria das empresas, diante da crise do coronavírus, tornou-se mais complicado conseguir novos contratos, parceiros e clientes. 

Em meio a um momento delicado como esse, as empresas precisam reavaliar seu modus operandi, de modo a criar novas abordagens, adaptando-se à nova realidade de mercado. 

Por isso, uma das melhores opções para essa retomada é identificar de que forma sua empresa pode ser útil ao seu público-alvo

O que estiver ao alcance deve ser considerado, assim como mudanças devem ser bem-vindas. Não há motivos para permanecer alheio ao que acontece no mundo todo. Novas abordagens e alternativas são necessárias. 

Saiba mais sobre o coronavírus

No dia 11 de março de 2020, a OMS declarou o surto do novo coronavírus como uma pandemia.

Uma doença infecciosa, sobretudo os vírus, cuja transmissão se dá de maneira rápida, atinge esse nível pandêmico à medida em que um grande número de pessoas no mundo a contrai. 

Por ser um vírus novos, não existe vacina, sendo a prevenção a única maneira de evitar o contágio. O uso de máscaras e a higienização frequente das mãos e objetos pessoais estão entre os métodos mais eficientes para evitar a transmissão. 

Atualmente, quase 13 milhões de pessoas no mundo já contraíram esse vírus, causando mais de 500 mil mortes. 

Agora que você sabe mais sobre a relação entre o coronavírus e a comunicação global, fica mais fácil compreender a importância de se adaptar a nova realidade que estamos vivendo.

Gostou do nosso artigo? Então, para continuar recebendo dicas e novidades, basta acompanhar as nossas postagens aqui no blog. Até a próxima!